Junta de Freguesia de Gonçalo Bocas Junta de Freguesia de Gonçalo Bocas

História

As origens da Freguesia de Gonçalo Bocas perdem-se na noite dos tempos. A antiga Freguesia de Nª Sª da Graça de Gonçalo Bocas era “curt. Anexo ao Prior de S. Pedro da cidade da Guarda. Gonçalo Bocas esteve ligada religiosamente, a S. Pedro, mas como freguesia independente é já muito antiga, como se pode verificar nos Registos do Arquivo Distrital da Guarda, especificamente em Batismos de 1563-1701, onde nos aparece Gonçalbocas como Freguesia.

Como nos diz José Osório da Gama e Castro em Diocese do Distrito da Guarda, a população no fim do século XVII era de 60 fogos e 240 almas e em 1902 de 72 fogos e 310 habitantes”.

Como podemos depreender, a população do início deste século era semelhante à atual (2019) embora atualmente, o número de fogos se aproxime dos cento e vinte.

Gonçalo bocas situa-se no centro do país, na margem esquerda da Ribeira das Cabras, servida por excelentes acessibilidades, pelo eixo rodoviário Aveiro – Vilar Formoso (E. N. 16 e A-25).

A sua centralidade relativamente ao país, coloca-o ao alcance em menos de 2 horas e 30 minutos de viagem a partir de, por exemplo: Porto, Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz. 

© 2025 Junta de Freguesia de Gonçalo Bocas. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia